sábado, 17 de janeiro de 2009

Kevin Wright, um estudioso do Sistema Prisional

Com uma obra considerável sobre o sistema prisional nos EUA, o professor canadiano, da Universidade de Binghamton, Kevin N. Wrigh preconiza há muito uma gestão para a instituição prisional à semelhança da gestão de instituições privadas. O mundo muda rapidamente, social e tecnologicamente, e mesmo para um sistema paramilitar, onde as regras são a dominante, a mudança é inevitável.
>>
À medida que a chamada globalização vai avançando, o sistema prisional vê também a sua comunidade diversificar com novos reclusos, de nacionalidades várias, trazendo também culturas diversas para dentro do sistema. Religiões, crenças, costumes, línguas e percepções interagem, pressionando o sistema a mudar. Por outro lado, a comunidade envolvente também vai exigindo mais da prisão, nomeadamente do seu papel reintegrador do recluso e não só como um sistema de punição.
Kevin Wright é professor e director do Departamento de Desenvolvimento Humano, do College Of Community and Public Affairs, da Universidade de Binghamton, EUA.
>>
Currículo académico:
- PhD Community systems planning and development, Universidade da Pensilvânia
- MA, Criminology and Corrections, Universidade do Estado de Houston
- BS, Criminology and Corrections, Universidade do Estado de Houston