terça-feira, 3 de novembro de 2009

As Hipóteses de Investigação

Antes de passar à publicação mais detalhada dos resultados este será o momento para apresentação das hipóteses de investigação. Assim:
>>
Hipótese 1: No sistema prisional não há clima autentizótico, o ambiente vivido não é amigo do colaborador e da família, tendo por base a terminologia de Kets De Vries.
>>
Hipótese 2: Os Estabelecimentos Prisionais Piloto (sujeitos a melhorias organizacionais no âmbito do PGISP), ao contrário dos EP Controlo, têm ambiente de clima mais positivo. Portanto, aproximam-se mais do espírito autentizótico.
>>
Hipótese 3: Há um alto nível de stresse no sistema prisional.
>>
Hipótese 4: Os níveis de stresse são superiores nos EP Controlo
>>
Hipótese 5: Os níveis de percepção da Auto-Eficácia são baixos no sistema prisional.
>>
Hipótese 6: A percepção de Auto-Eficácia é superior nos EP Piloto
>>
Hipótese 7: Os indivíduos com mais idade e com mais tempo de carreira são menos sensíveis à mudança, tendo dela uma percepção negativa
>>
Hipótese 8: As mulheres são mais sensíveis à mudança em relação aos homens, de forma positiva
>>
Hipótese 9:
Os indivíduos com menos habilitações literárias são também menos sensíveis à mudança, tendo dela uma percepção negativa.
>>
O método de investigação utilizado foi o experimental, com a aplicação de questionários para testar a existência de nexos causais entre variáveis independentes (causas) e dependentes (efeitos). A existência de dois grupos de estabelecimentos prisionais (Piloto e Controlo) permite a comparação entre grupos, sendo que um deles foi submetido à variação da causa (Piloto) e outro não (Controlo).
>>
O questionário de Clima Organizacional (autentizótico) de Kets De Vries é constituído por 19 perguntas. Está dividido em 6 dimensões compostas por 19 indicadores que serão expostas de seguida. Quanto ao Stresse e à Auto-Eficácia, as perguntas já foram aqui descritas anteriormente e podem ser consultadas no texto cujo título é «O construto de Kets De Vries», publicado em 4 de Janeiro de 2009. Aí estão as dimensões, identificadas por grupos, e os indicadores correspondentes.