terça-feira, 3 de novembro de 2009

O nível de stresse visto no cômputo geral

(clicar na imagem para ampliar)
A outra vertente em análise neste trabalho é a do stresse, factor sensível ao clima e à produtividade numa organização e uma das principais preocupações de Kets De Vries. No quadro anexo, damo-nos conta que a média de 3,28 indicia a existência de níveis de stresse no sistema prisional. Aliás um factor expectável e uma das hipóteses confirmadas neste trabalho.
>>
Mais à frente veremos se os níveis se mantêm quando se analisam as categorias profissionais e o tipo de EP caso a caso. Para a dimensão de stresse foram utilizados quatro indicadores: «Trabalho debaixo de uma grande tensão e pressão»; «Tenho sentido vertigens e nervosismo por causa do meu trabalho»; «Se tivesse um trabalho diferente, provavelmente eu seria muito mais saudável»; «Problemas com o meu trabalho muitas vezes não me deixam dormir (fico acordado/a durante a noite por causa de problemas relacionados com o meu trabalho)».