sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Propostas para estudos no futuro

- 1 - O construto de Manfred Kets de Vries mostrou ser consistente a nível estatístico, porém a sua aplicação deve ser feita isoladamente e não ao mesmo tempo que outros estudos
>>
- 2 - As vertentes do stresse e da auto-eficácia devem ser desenvolvidas, sendo pertinente, de qualquer das formas, acompanhar o questionário de clima. Parece-me conveniente que se acrescente mais perguntas das duas situações, de forma a tornar mais consistente o trabalho estatístico e até a ser encontrado um construto fiável a ser aplicado noutros estudos.
>>
- 3 - Genericamente, será também de todo interessante aliar dados biográficos, como idade, carreira, habilitações e género para que o «retrato» do clima, do stresse e da auto-eficácia sejam mais vincados e ilustrativos da instituição e das pessoas que a constituem.
>>
- 4 - É de todo pertinente e essencial fazer uso do construto de De Vries, de Albert Bandura e de Sandy Staples após a consolidação das melhorias no sistema prisional. Se a consistência dos resultados já se apresenta evidente e estatisticamente válida num período de reestruturação, de mudança, de implementação de novas figuras organizativas, de alguma turbulência, acredito que efectuar medições num período mais estável levaria a resultados mais ricos de conteúdo.