terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Percepção de Auto-Eficácia em termos gerais

(clicar na imagem para ampliar)
A par do Clima Organizacional, decidi estudar (e cruzar) também a percepção de Auto-Eficácia baseado num construto de Sandy Staples, a partir do seu autor original, o investigador Albert Bandura. Podem ser encontradas também referências neste blogue sobre o seu trabalho, nomeadamente a Teoria Social Cognitiva.
>>
O quadro em anexo mostra os valores dos colaboradores em geral, sendo que se pode compreender a grande autoconfiança dos funcionários. A média situa-se nos 4,72, o que indicia uma percepção de eficácia muito grande.
Para esta dimensão contribuíram quatro variáveis: «Eu acredito que sou um funcionário eficaz»; «Dentro do meu grupo de trabalho e dos meus colegas, eu acho que, em termos de desempenho, estou no primeiro quarto»; «Eu estou muito satisfeito com a qualidade do meu trabalho»; «O meu chefe acredita que eu sou um funcionário muito eficaz». Na verdade, esta dimensão pode ser melhorada em futuras investigações, se lhe forem acrescentadas mais variáveis.