Caracterizada a amostra, chega-se ao âmago deste trabalho: a análise de clima autentizótico, à imagem do seu autor, o investigador holandês e professor do INSEAD, Manfred Kets De Vries.
>>
Relembrando: Autentizótico é uma palavra importada de dois termos do grego, Authenteekos e Zoteekos. O primeiro significa que a organização é autêntica, merecedora de confiança. O segundo que ela é essencial para as pessoas, fornecendo significado para o trabalho e as suas vidas.
>>
As organizações autentizóticas são empresas que ajudam os seus colaboradores a estabelecer o equilíbrio trabalho-família, são anti-stresse, proporcionando aos seus colaboradores a oportunidade de obterem sete sentidos (VER QUADRO ANEXO) para a sua existência humana e profissional: Propósito, Autodeterminação, Impacto, Competência, Sentimento de Pertença, Prazer e Alegria e Significado. Kets De Vries dedica muito do seu estudo à análise da toxicidade e insalubridade nas organizações e o seu construto é um instrumento de gestão para a sua melhoria e desenvolvimento. Poderá aceder a uma entrevista sobre liderança neste blogue assim como a links que o ajudarão a descobrir mais sobre o Professor.