sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Hipóteses Não Confirmadas

Hipótese 5 – Níveis de percepção de Auto-Eficácia são baixos no sistema em geral
Hipótese não confirmada. Os funcionários em geral têm uma percepção alta do seu desempenho, pois o ponto médio encontra-se bastante acima dos 3,5 de média. O valor mais baixo situa-se nos 4,57 e pertence às Chefias do Corpo da Guarda. As mais altas referem-se aos Técnicos Administrativos.
De realçar que serão as Chefias que devem ter o papel pedagógico junto dos seus colaboradores, já que o valor de 74,7% sobre a opção «Verdadeiro» na tendência de resposta pertence ao item «O meu chefe acredita que eu sou um funcionário muito eficaz». Os restantes três indicadores estão acima de 87,7.
>>
Hipótese 6 – A percepção de Auto-Eficácia é superior nos EP Piloto
Na verdade, os níveis de percepção de desempenho são mais altos nos EP Controlo, ao contrário da hipótese inicial. Contudo, este fenómeno pode ser explicável face aos novos desafios, competências, actividades, alterações e exigências. O valor mais baixo pertence às chefias, com 4,57, enquanto que o mais alto aos Técnicos Administrativos.
O Corpo da Guarda percepciona que é menos eficaz nos EP Piloto, só os Técnicos Superiores sobem vincadamente, enquanto Técnicos Administrativos se apresentam estacionários, sugerindo apenas uma tendência.
>>
Hipótese 7 – Funcionários com mais idade e mais antigos na carreira são mais avessos à mudança
Hipótese não confirmada, sendo que os indivíduos com mais idade foram precisamente os que interpretaram mais positivamente as melhorias organizacionais implantas pelo PGISP (só EP Piloto). Indivíduos com idade igual ou superior a 46 anos apresentam médias de 4,03 de percepção de clima para uma mediana de 4,21 e moda de 4,32. À medida que a idade vai baixando, também baixa essa percepção. Aos indivíduos com menos de 35 anos corresponde uma média de 3,04 para mediana de 2,59 e moda de 3,32.
>>
Hipótese 8 – Indivíduos com menos habilitações literárias menos sensíveis positivamente à mudança
Não confirmada, já que são os indivíduos com menos habilitações e os que têm mais habilitações que identificam mais positivamente o clima nos Estabelecimentos Piloto, onde se operaram as melhorias organizacionais. Porém, estatisticamente, são muito ténues as diferenças. Posições extremadas.